segunda-feira, 9 de março de 2009

Prevenção do Consumo de Tabaco


Dando continuidade ao trabalho realizado no Dia do Não Fumador, os alunos do 6ºA têm vindo a trabalhar a temática do tabagismo em Área de Projecto. Ao divulgar o seu trabalho, pretendem alertar a comunidade educativa para este factor de risco.

Mais Saúde e Bem Estar para Todos

Não esqueçamos…

As crianças e os jovens são particularmente sensíveis aos efeitos do fumo ambiental do tabaco, pois os mecanismos de defesa do seu organismo estão menos desenvolvidos.

Vamos dar voz à frase,
TABAGISMO SEM FUTURO… VIVA O AR PURO.

A minha história sobre o tabaco

Esta história retrata o dia a dia de duas pessoas muito importantes para mim: a minha mãe e o meu pai.
Eles fumam muito. Quando penso no estado dos seus pulmões imagino-os negros, poluídos e cheios de dióxido de carbono.
Como devem imaginar já estou cansada de os avisar, mostrando-lhes o quanto gosto deles, e pedindo-lhes para abandonarem este vício.
Um dia decidi apelar mais uma vez, e disse-lhes: “querem auto destruir-se?” “Não se apercebem que estou com medo de vos perder!?”
Já cheguei ao ponto de ter atitudes menos correctas como apagar um cigarro ao meu pai. Dou por mim a pensar que o preço do tabaco deveria aumentar todos os dias, para ver se o meu pai e a minha mãe acordavam para a vida.
Lamento esta realidade quando percebo que há pessoas com fome e que, mesmo assim, continuam gastar o pouco dinheiro que têm para fumar, mesmo não tendo dinheiro para comprar tabaco.
É triste ver pessoas que, com inúmeras dificuldades, continuam a pagar 3,10€ por uma caixa de cigarros, diariamente. Gastam o dinheiro que não têm para procurar – A MORTE!!!

6º A, Área de Projecto

Sem comentários: