terça-feira, 25 de novembro de 2008

BULLYING

“Um aluno está a ser vítima de bullying quando está exposto, repetidamente e ao longo do tempo, a acções negativas da parte de uma ou mais pessoas” (Olweus, 1991).
O bullying difere de outros comportamentos violentos por três critérios: (1) intencionalidade do comportamento, (2) o comportamento é conduzida repetidamente e ao longo do tempo, e (3) desequilíbrio de poder entre o provocador e a vítima(Olweus, 1994).
Os comportamentos mais frequentemente utilizados para vitimar ou provocar os outros são gozar, chamar nomes, fazer troça; fazer comentários ou gestos ordinários e/ou piadas sexuais; dizer mentiras, espalhar boatos; e excluir, deixar de fora de actividades de propósito.
Na opinião dos especialistas, estes comportamentos podem castrar a liberdade de um jovem e marcar a personalidade para a vida inteira.
Esta é uma realidade para a qual pais, professores e outros agentes educativos, devem estar devidamente preparados para que possam identificar e intervir adequadamente.
Bullying_ Sinais de alerta!!!
O quotidiano de um jovem vítima de bullying é um tormento e a escola um local de permanente humilhação. Estes jovens podem evidenciar alguns dos seguintes comportamentos:
. medo de ir para a escola;
. pedido para mudar de escola;
. perda de interesse pelo estudo;
. queixas de dores de cabeça ou de estômago;
. dificuldade em adormecer, pesadelos;
. aparência triste e angustiada;
. regresso da escola com os seus pertences danificados;
. inexistência de amigos.

O bullying gera um sofrimento continuado e vivido em silêncio.

Estejamos em alerta para esta realidade que, não sendo um fenómeno novo, tem ganho nos últimos anos grande amplitude.

Coordenadora da Educação para a Saúde
Carla Pratas

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